A resposta para essa pergunta é: depende qual o seu objetivo! A grande maioria das pessoas vai associar a multipropriedade às ofertas que já recebeu em suas viagens aos destinos turísticos, que é uma forma de planejamento de férias.
E talvez não saibam que existem outras formas de operação, onde quem investe, é realmente proprietário de um imóvel de lazer e sem tempo ocioso enquanto não utiliza, podendo gerar inclusive uma renda extra.
Parece um sonho, eu sei. Mas eu garanto que não é!
Quer desvendar tudo sobre multipropriedade e suas formas de operação? Então, continue aqui comigo.
Mas o que exatamente é a multipropriedade?
Resumidamente, podemos dizer que é uma propriedade imobiliária que vem ganhando destaque nos últimos anos, desde a inclusão no Código Civil pela Lei 13.777/2018.
Para entender melhor, vamos dar uma olhadinha no que diz o artigo 1.358-C do Código Civil:
“Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.”
Agora, vamos explorar as diferentes operações de multipropriedades:
Multipropriedade em empreendimentos hoteleiros
Você sabia que pode ter um quarto de hotel?
Em hotéis e resorts, os quartos são divididos em 26 ou 52 frações de tempo, com o objetivo do proprietário planejar seus períodos de férias, não só no hotel onde tem sua cota, mas em outros destinos.
Essa troca é realizada através de empresas de intercâmbio de férias, como a Resort Condominiums International- RCI, por exemplo.
Multipropriedade em empreendimentos de uso misto
São conhecidos como Flats, onde empresas hoteleiras oferecem serviços de hospitalidade aos proprietários, mas também operam serviços de hospedagem para turistas.
Os apartamentos são compactos e costumam contar apenas com apoio para pequenas refeições.
Nesse caso, quando é adotada a multipropriedade, ela segue o mesmo padrão dos hotéis.
Multipropriedade em residenciais turísticos
Resumidamente são unidades mais confortáveis e em destinos de lazer, geralmente próximos aos grandes centros urbanos.
Os apartamentos costumam ser de alto padrão, totalmente equipados, desde utensílios, eletroeletrônicos até enxovais.
Nestes casos, o uso é exclusivamente por temporada, com 4 a 6 multiproprietários usufruindo geralmente de 8 a 12 semanas por ano.
Esses condomínios contam com área de lazer super completa e são estruturados para oferecer serviços de hospitalidade no sistema pay-per-use.
Outras Multipropriedades
Aproveitando o prestígio cada vez maior da modalidade, condomínios residenciais separam algumas de suas unidades autônomas para a multipropriedade.
Nesse caso, convivem tanto moradores fixos quanto os temporários, com estrutura para oferecer apenas serviço de troca de períodos entre os multiproprietários.
5 vantagens da Multipropriedade
-
Diversificação de investimentos
A multipropriedade oferece uma forma acessível de investir em imóveis sem comprometer todo o capital em uma única propriedade, por exemplo.
Já pensou que além de diversificar seu portfólio, ainda pode investir em diferentes destinos e tipos de imóveis, reduzindo os riscos financeiros?
-
Flexibilidade e economia
Em vez de arcar com os custos totais de aquisição e manutenção de uma propriedade, você compartilha esses custos com outros proprietários.
Além disso, a flexibilidade de uso permite que desfrutem de férias ou pequenas viagens em diferentes épocas.
-
Facilidade de manutenção
Em empreendimentos hoteleiros e residenciais turísticos, por exemplo, a manutenção do imóvel fica a cargo da administração do condomínio.
Isso proporciona mais conveniência aos proprietários, pois não precisam se preocupar com tarefas de manutenção e reparos.
-
Acesso a infraestrutura e serviços
Ao investir em multipropriedade em empreendimentos turísticos, os proprietários têm acesso a uma ampla gama de infraestrutura, como piscinas, academias spas e muitas atividades de lazer.
Sem contar, nas opções disponíveis de serviços, como limpeza do apartamento, que contribuem para uma experiência de lazer mais confortável e agradável.
-
Geração de renda adicional
Quando os proprietários não estão utilizando seu imóvel, eles têm a opção de alugar suas semanas.
Isso pode gerar uma fonte adicional de renda, ajudando a compensar os custos de propriedade e até mesmo proporcionando rentabilidade.
Deu para perceber que a multipropriedade oferece além de conveniência, uma nova forma de investimento em imóveis, certo?.
Se você deseja uma maneira mais acessível e inteligente de ter uma segunda casa, essa opção com certeza é a escolha certa para você.
Não perca tempo e explore todas as possibilidades que a multipropriedade tem a oferecer!
E aí, você já conhece a Multipropriedade? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui pra gente!